Pastor Silas Malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado

Autores

  • Larissa de Oliveira Cesar Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Niterói, RJ
  • Patrícia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Niterói, RJ http://orcid.org/0000-0002-7041-129X

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1564

Palavras-chave:

Líder de opinião, Midiatização, Influenciador digital, Gênero, Twitter, Mídias digitais, Religião

Resumo

Para compreender a tensão entre os conceitos de líder de opinião, desde sua formulação até a noção de influenciador digital na contemporaneidade, parte-se do pressuposto que a midiatização atravessa a vida cotidiana e pode afetar, portanto, suas mediações estruturantes, atravessando pensamentos e consumos sociais, com ênfase na religião. O trabalho que fundamenta este artigo se dividiu em duas etapas: a primeira utilizou como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como eixo teórico Lazarsfeld e Sodré, aliada à pesquisa documental; a segunda consistiu em realizar uma análise de abordagem qualitativa no Twitter do pastor Silas Malafaia com o auxílio da ferramenta online WordArt, a fim de compreender a sua atuação como líder de opinião nas mídias digitais no que concerne às questões de gênero. Como resultado, concluímos que o pastor Malafaia influenciou a opinião de seu público ao retransmitir e ressignificar conteúdos sobre as questões de gênero enquanto ‘ideologia de gênero’ por meio das mídias digitais.

Biografia do Autor

Larissa de Oliveira Cesar, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Niterói, RJ

Mestranda em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Niterói, RJ

Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Cesar, L. de O., & Saldanha, P. G. (2019). Pastor Silas Malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1564