Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde

Autores

  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.
  • Diana Ciannella Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1111

Palavras-chave:

narrativa digital, tecnologias de informação e comunicação, ensino da saúde, aprendizagem, revisão

Resumo

A narrativa digital integra diferentes linguagens midiáticas com o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências individuais. No ensino da saúde é recorrente a discussão sobre a necessidade de mudança nas práticas pedagógicas tradicionais com a valorização das experiências dos educandos e a promoção da sua participação ativa e reflexiva. A discussão sobre a narrativa digital considera as ideias de Bruner sobre o valor educativo da narrativa e sua capacidade de organizar experiências, promover a reflexão e transmitir significados. Trata-se de uma revisão bibliográfica em periódicos internacionais sobre a contribuição da narrativa digital no ensino da saúde, incluindo somente artigos que apresentavam práticas pedagógicas sobre o tema. Os resultados revelam práticas com o uso da narrativa digital em diferentes contextos, envolvendo alunos em formação e profissionais de saúde. Os estudos compartilham a observação de que a narrativa digital possibilita a promoção da criatividade, criticidade e reflexão do estudante.

Downloads

Publicado

29-06-2017

Como Citar

Palácio, M. A. V., Ciannella, D., & Struchiner, M. (2017). Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1111

Edição

Seção

Artigos de revisão