Alimentação saudável e qualidade de vida: fenômeno midiático na cidade

Autores

  • Daniela Menezes Neiva Barcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2038-3438
  • Ricardo Ferreira Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1209

Palavras-chave:

alimentação saudável, qualidade de vida, consumo, mídia, corpo.

Resumo

O propósito principal deste artigo é discutir, no universo contemporâneo da cidade, as representações da alimentação saudável e da qualidade de vida e sua relação com as narrativas difundidas pela mídia sobre a construção de tendências acerca deste fenômeno comunicacional que influencia e circula no corpo social. Os conflitos entre escolhas que escondem no jogo social o acesso e o consumo de bens revelam faces de uma violência simbólica, especialmente no que tange a construção de um padrão a ser seguido. Para exemplificar estas temáticas, apresentamos e analisamos, ao longo deste estudo, discursos extraídos de textos da revista Vida Simples, publicada pela Editora Abril; do programa de TV, Mais Você, exibido pela tevê Globo; e de rádio, com os comentários do Marcio Atalla, transmitido pela rádio CBN.

 

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Barcellos, D. M. N., Freitas, R. F., & Carvalho, M. C. da V. S. (2016). Alimentação saudável e qualidade de vida: fenômeno midiático na cidade. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1209

Edição

Seção

Ensaios