Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?

Autores

  • Nathalie Fonseca Gloria Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-2386-3015
  • Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0001-8286-5689
  • Cristiane Marques Seixas Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0003-2630-9746
  • Daniela Menezes Neiva Barcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-2038-3438

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2286

Palavras-chave:

Nutricionistas, Celebridades, Alimentação, Estilo de vida saudável, Tecnologias de comunicação.

Resumo

As novas tecnologias da informação e comunicação, aliadas às novas mídias e redes de comunicação, transformaram privacidade em objeto de consumo. O cenário comunicacional medeia o acesso a produtos e serviços digitais com novos parâmetros de hábito alimentar e estilo de vida saudáveis. A visibilidade confere prestígio às postagens no ambiente on-line, legitimando-as. O objetivo deste estudo foi mapear a representatividade de postagens de celebridades e compreender seus significados no campo da Alimentação e Nutrição. O problema central é o efeito mágico de um comportamento saudável em orientações doutrinárias sobre o comer. Analisamos imagens e textos de seis perfis de nutricionistas que se tornaram celebridades no Brasil. As postagens guiam seguidores, reproduzindo modelos de respostas rápidas que prometem a felicidade na ilusão de uma disciplina e do controle de si. As páginas operam como ‘oráculos’ para uma vida saudável, seguindo uma lógica de comunicação fast thinking, pouco propensa à expressão do pensamento.

Biografia do Autor

Nathalie Fonseca Gloria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiane Marques Seixas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniela Menezes Neiva Barcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Ciência, área Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

Gloria, N. F., Carvalho, M. C. da V. S., Seixas, C. M., & Barcellos, D. M. N. (2021). Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 15(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2286