Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2286Palavras-chave:
Nutricionistas, Celebridades, Alimentação, Estilo de vida saudável, Tecnologias de comunicação.Resumo
As novas tecnologias da informação e comunicação, aliadas às novas mídias e redes de comunicação, transformaram privacidade em objeto de consumo. O cenário comunicacional medeia o acesso a produtos e serviços digitais com novos parâmetros de hábito alimentar e estilo de vida saudáveis. A visibilidade confere prestígio às postagens no ambiente on-line, legitimando-as. O objetivo deste estudo foi mapear a representatividade de postagens de celebridades e compreender seus significados no campo da Alimentação e Nutrição. O problema central é o efeito mágico de um comportamento saudável em orientações doutrinárias sobre o comer. Analisamos imagens e textos de seis perfis de nutricionistas que se tornaram celebridades no Brasil. As postagens guiam seguidores, reproduzindo modelos de respostas rápidas que prometem a felicidade na ilusão de uma disciplina e do controle de si. As páginas operam como ‘oráculos’ para uma vida saudável, seguindo uma lógica de comunicação fast thinking, pouco propensa à expressão do pensamento.
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