Tecnologias de acesso livre para georreferenciamento e análise de sistemas e redes de atenção aos usuários de drogas
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1279Palavras-chave:
atenção à saúde, transtornos relacionados ao uso de substâncias, saúde mental, redes sociais, mapeamento geográfico.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um método de georreferenciamento e análise de sistemas de cuidado aos usuários de drogas baseado em tecnologias e processos de acesso livre que podem ser utilizados em diferentes cenários. O método é constituído de três etapas: 1) definição conceitual dos sistemas e das redes de atenção aos usuários de drogas; 2) levantamento dos serviços e o seu mapeamento por georreferenciamento; e 3) caracterização dos relacionamentos entre os serviços da rede a partir da análise de redes sociais (ARS). De modo a demonstrar suas potencialidades e revelar outras possibilidades, o presente método foi utilizado em um município brasileiro de médio/grande porte. Foram identificados e georreferenciados 187 serviços, e suas interações caracterizadas pela ARS. Concluiu-se que merecem destaque três potencialidades do método proposto: 1) o caráter ampliado proporcionado pela abordagem de redes; 2) o baixo custo e a utilização de ferramentas inovadoras e acessíveis; e 3) auxílio para a visualização e o gerenciamento da rede.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.