O saber médico e o jornalismo especializado em saúde: como uma epidemia se torna notícia
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1291Palavras-chave:
jornalismo especializado em saúde, saber médico, biopolítica, governamentalidade, narrativa.Resumo
Neste artigo, analisamos como os casos de microcefalia no Brasil foram noticiados como uma epidemia. As notícias surgiram como alertas e buscaram explicações para o problema, além de discutirem eventuais soluções. A partir do conceito de saber médico e da delimitação de características do jornalismo especializado em saúde, observamos como o conhecimento produzido pelo jornalismo é útil para a disseminação e fortalecimento desse sistema. A cobertura mostrou como os conceitos de biopolítica e governamentalidade ganham dimensões próprias ao enxergarmos o jornalismo especializado em saúde como dispositivo e tecnologia de poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.