Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde

Autores

  • Ana Caroline Leite de Aguiar Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • José Maria Ximenes Guimarães Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Karen Taís Cavalcanti de Almeida Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Tatyanne Ferreira Sales Ribeiro Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Tatiane Mota de Anchieta Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Maria do Socorro da Silva Carneiro Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Bruno Correia da Silva Instituto Federal do Ceará. Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1301

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Tecnologia educacional, Internet, Educação em saúde, Comunicação em saúde, Gestão da informação em saúde, Comunicação interdisciplinar.

Resumo

A sociedade tecnológica digital demanda sujeitos e saberes que cooperem mutuamente para resolver problemas complexos neste mundo de acesso quase imediato à informação. Nesse contexto, docentes e discentes do mestrado em Ensino na Saúde, de uma universidade pública, e do curso Técnico em Redes de Computadores, de um instituto federal, ambos cearenses, criaram o blog Saúde na Era Digital, objetivando educação em saúde para o público em geral. A interação virtual nele registrada foi submetida à análise de conteúdo e emergiram três eixos temáticos: uso equilibrado/apropriado das tecnologias de informação e comunicação (TIC); benefícios dessas tecnologias para a saúde; e seus prejuízos. Especificam-se aspectos positivos da experiência: variados recursos educativos no blog; rompimento dos obstáculos tempo/espaço; ambiente cooperativo de aprendizagem virtual; blog para aprendizagem; e ganho comunitário de educação em saúde pela integração graduação-pós-graduação-docência. Registra-se também a dificuldade de alguns usuários no manuseio dessas TIC que, pela experiência, se recomendam para práticas educativas atuais, contextualizadas e interdisciplinares.

Biografia do Autor

Ana Caroline Leite de Aguiar, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

José Maria Ximenes Guimarães, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Karen Taís Cavalcanti de Almeida, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

Tatyanne Ferreira Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

Tatiane Mota de Anchieta, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Maria do Socorro da Silva Carneiro, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Especialização em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Ceará.

Bruno Correia da Silva, Instituto Federal do Ceará. Fortaleza, CE

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

29-06-2018

Como Citar

Aguiar, A. C. L. de, Guimarães, J. M. X., Ferreira, H. S., de Almeida, K. T. C., Ribeiro, T. F. S., de Anchieta, T. M., … Silva, B. C. da. (2018). Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 12(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1301

Edição

Seção

Relatos de experiência