Sistemas de Informação em Saúde no apoio à gestão da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa

José Erivelton de Souza Maciel Ferreira, Lídia Rocha de Oliveira, Wanderson Souza Marques, Talita Silva de Lima, Eloise da Silva Barbosa, Révia Ribeiro Castro, José Maria Ximenes Guimarães

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a utilização dos Sistemas de Informação em Saúde para a construção da sala de situação na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de busca de artigos na íntegra, nas bases de dados BDENF, Lilacs, Medline, SciELO, PubMed e Cochrane. Foram analisados sete artigos, os quais foram apresentados em três categorias. Os sistemas de informação apoiam a sala de situação na coleta, no processamento e na divulgação de resultados, na análise e na comparação de indicadores, no planejamento, na gestão e na avaliação em saúde. Por fim, percebeu-se que os sistemas de informação contribuem para a construção da sala de situação subsidiando a atuação da gestão local na formação de indicadores de saúde e na implementação de ações.


Palavras-chave


Sistemas de Informação em Saúde; Diagnóstico da situação de saúde; Atenção Primária à Saúde; Gestão em saúde; Avaliação em saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.1923

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil