Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: um estudo de caso

Autores

  • Aline da Silva Alves Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Carolina Sacramento Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Caroline Ghirardelli Fundação Oswaldo Cruz. VPPLR
  • Claudete Fernandes de Queiroz Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Inês Nogueira Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Ivone Pereira de Sá Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Karina Veras Praxedes Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Marise Terra Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Marcos José de Araujo Pinheiro Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Rodrigo Ferrari Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1389

Palavras-chave:

Metadados descritivos e de preservação, Acervos Científicos e Culturais, Preservação Digital, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Resumo

A partir da criação de um Grupo de Trabalho multidisciplinar para a elaboração dos documentos institucionais normativos “Plano de Preservação Digital” e “Manual de Digitalização” voltados para a implementação de ações referentes à preservação digital nos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), observou-se a necessidade de se estabelecer padrões mínimos de metadados descritivos, para integrar e dinamizar o acesso aos distintos objetos digitais que representam os acervos arquivístico, bibliográfico, museológico e de coleções biológicas que compõem o patrimônio da instituição. Considerando o caráter histórico (alguns datam do século XVIII), probatório, informativo e a função científica e cultural desses objetos, serão fixados também metadados específicos voltados ao apoio tanto de sua preservação a longo prazo quanto dos próprios metadados descritivos atribuídos a eles. Cabe ressaltar que, embora sejam tratados distintos objetos (peças museais, itens bibliográficos, documentos arquivísticos e acervos biológicos). A proposta desta comunicação será apresentar a metodologia aplicada para a definição dos metadados integrativos baseados no uso do padrão Dublin Core (DC) e para a definição dos metadados de preservação a longo prazo, fundamentado no Preservation Metadata: Implementation Strategies (PREMIS), de acordo com as premissas de autenticidade, confiabilidade e acessibilidade.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

Alves, A. da S., Oliveira, B. C. E. P. D. de, Sacramento, C., Ghirardelli, C., Queiroz, C. F. de, Nogueira, I., … Ferrari, R. (2017). Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: um estudo de caso. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1389

Edição

Seção

Pecha Kucha