Em busca de repositórios digitais confiáveis no Brasil: análise da infraestrutura organizacional conforme a norma ISO 16363/2012
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1390Palavras-chave:
Repositórios digitais confiáveis, Preservação digital, ISO 16363/2012, Academias e Institutos, Brasil.Resumo
O início deste século marcou o cenário brasileiro por inúmeras iniciativas de implantação de repositórios digitais, as quais ocorrem até o presente momento, impulsionadas pela necessidade de se reunir em uma única solução de armazenamento a produção informacional relevante das instituições. Trata-se de um estudo analítico apresentando um panorama situacional como base no levantamento de indicações da infraestrutura organizacional de repositórios digitais em universidades públicas federais e instituições de pesquisa brasileiras considerando os parâmetros da norma ISO 16363/2012. Pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Apresenta indicadores observando os seguintes critérios: viabilidade organizacional e de governança, estrutura organizacional e de pessoal, estrutura de rotinas de procedimentos documentadas e política de preservação, sustentabilidade financeira, contratos, licenças e responsabilidades. Somente 17,6% dos repositórios participantes iniciaram atividades avaliativas, ressaltando-se, contudo, que nenhum atua com certificação. Entende-se que há necessidade de instituir ações pautadas na norma ISO 16363 com vistas à tornar os repositórios brasileiros confiáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.