Desenvolvimento de um vocabulário controlado para o repositório institucional CarpedIEN
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1398Palavras-chave:
Vocabulário controlado, Curadoria digital, Memória institucional, Repositório Institucional, Informação nuclear.Resumo
Durante o ano de 2002, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) apresentou a exposição itinerante “IEN – 40 anos” que, em 2003, chegou ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Parte da exposição trouxe um conjunto de fotografias que conta a história do IEN e, quando essa coleção retornou ao Instituto, decidiu-se que a guarda dela seria direcionada aos cuidados da biblioteca. Com isso, foi elaborado um projeto institucional que teve como estratégia principal digitalizá-las e disponibilizá-las no repositório institucional do IEN. Para que a recuperação dessas imagens pudesse ser mais consistente, identificou-se a necessidade da construção de um vocabulário controlado para indexá-las, e o projeto se estendeu a todos os itens do repositório. Essa proposta busca apresentar as etapas de construção desse vocabulário, desde a identificação da problemática, passando pelas estratégias de escolha das palavras-chave, a abordagem metodológica e o status atual do projeto, que ainda está em construção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.