Artigos em Periódicos de Acesso Aberto: um Estudo com Pesquisadores Bolsistas de Produtividade do CNPq
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1408Palavras-chave:
Acesso aberto, Periódicos científicos, Ciência Brasileira, Artigos científicos, Bourdieu.Resumo
Historicamente, os periódicos eram editados e estavam sob a tutela, principalmente, de instituições acadêmicas e/ou científicas. Mais recentemente, editoras comerciais passaram a assumir esta atribuição, gerando custos adicionais à ciência, inclusive para se ter acesso às produções. A fim de romper com esta lógica surge, nos anos 2000, o Movimento de Acesso Aberto, que estimulou a criação de periódicos científicos de acesso aberto. Passadas quase duas décadas, o número de periódicos neste formato ultrapassa nove mil títulos, segundo o DOAJ. Considerando o papel deste tipo de periódico para a divulgação da pesquisa, o objetivo deste trabalho foi investigar se pesquisadores bolsistas de produtividade 1A do CNPq utilizam os periódicos de acesso aberto como estratégia para divulgar suas pesquisas. A análise de todos os artigos em periódicos, cadastrados na Plataforma Lattes, deste grupo seleto de pesquisadores revelou que parte significativa e crescente da produção do grupo está em periódicos de acesso aberto, sinalizando que uma fração destes notáveis atribui valor simbólico às publicações em periódicos de acesso aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.