Jogo de cartas como estratégia para o ensino de doenças autoimunes na graduação médica

Autores

  • Catarina Joelma Magalhães Braga Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE
  • Gislei Frota Aragão Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE http://orcid.org/0000-0002-0689-8371

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1483

Palavras-chave:

Doenças autoimunes, Metodologias ativas, Recurso pedagógico, Jogo de cartas, Jogos pedagógicos, Jogos colaborativos, Jogos concretos, Habilidades cognitivas.

Resumo

A experiência relatada neste artigo envolveu a elaboração e aplicação do ImunoDAI, um jogo de cartas desenvolvido por alunos e professores do curso de Medicina para abordar o conteúdo técnico de vinte Doenças
Autoimunes (DAI). As DAI compreendem numerosas doenças com diferentes apresentações clínicas que compartilham uma etiologia complexa, porém comum, representada pela resposta imunológica contra autoantígenos. O ImunoDAI trata-se de um jogo produzido coletivamente que, enquanto recurso pedagógico, possibilitou o trabalho com as DAI por meio da elaboração de quatro cartas contendo informações sobre as principais causas da doença; imunopatogênese; sinais e sintomas; diagnóstico e tratamento. A utilização do jogo facilitou a fixação dos conteúdos e favoreceu o processo de ensino-aprendizagem ao permitir múltiplas interações, promover a aprendizagem dos conteúdos, desenvolver autonomia, criatividade, cooperação mútua, discussões e tomadas de decisões, habilidades indispensáveis aos futuros médicos.

Biografia do Autor

Catarina Joelma Magalhães Braga, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Parasitologia pela Universidade de São Paulo.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará.

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará.

Gislei Frota Aragão, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

13-09-2019

Como Citar

Braga, C. J. M., Pantoja, L. D. M., Bachur, T. P. R., & Aragão, G. F. (2019). Jogo de cartas como estratégia para o ensino de doenças autoimunes na graduação médica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1483