A pesquisa on-line sobre amamentação: entre o senso comum e a OMS na era digital
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1635Palavras-chave:
Aleitamento materno, Promoção da saúde, Internet, Tecnologia biomédica, Saúde Materno-infantil.Resumo
Uma vez que a internet assumiu o papel de fonte preferencial e espontânea de acesso à informação, o objetivo deste estudo é sintetizar o que as mães brasileiras buscam e encontram na internet sobre aleitamento materno, por meio de revisão crítica da literatura científica dos últimos 10 anos. Os estudos selecionados permitiram a categorização de três tópicos de discussão: qualidade das informações disponíveis; desenvolvimento de facilitadores para acesso a informações sobre aleitamento materno; e grupos virtuais de apoio à amamentação como espaço de educação em saúde. A internet é uma área com grande potencial para o desenvolvimento de ações de educação em saúde e promoção do aleitamento materno. Apesar de pertinente e atual, a literatura científica carece de pesquisas que explorem o tema do aleitamento materno sob o ponto de vista da interação on-line das mães, sendo este um campo muito rico para estudos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.