Necropolítica tropical em tempos pró-Bolsonaro: desafios contemporâneos de combate aos crimes de ódio LGBTfóbicos
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1728Palavras-chave:
Crime de ódio, LGBT, LGBTfobia, Necropolítica, Bolsonaro.Resumo
Em tempos conservadores pró-Bolsonaro, minorias sociais têm sido alvo de agressões de diferentes ordens, sendo vistas como corpos matáveis, simbolicamente ou não. A partir desse cenário, o objetivo deste trabalho é compreender em que medida há uma rede de cumplicidade que fomenta a manifestação de crimes de ódio LGBTfóbicos na contemporaneidade política brasileira. Para situar o fenômeno teórica e metodologicamente, acionamos o conceito de necropolítica, política de morte que decide quem tem o direito de matar e o de viver. Propomos também a dilatação do conceito de crime de ódio, compreendendo como a morte pode se manifestar para além do óbito, como no controle das subjetividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.