Divulgação do estresse na mídia: uma reflexão sobre risco, vulnerabilidade, prevenção de doenças e promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1760Palavras-chave:
Saúde pública, Meios de comunicação, Intervenção na crise, Fator de risco, Vulnerabilidade em saúde.Resumo
Prevalece na comunicação de massa a abordagem da doença com ênfase nos fatores de risco da contemporaneidade. O trabalho que fundamenta este artigo objetivou analisar a divulgação do estresse na mídia impressa a partir das perspectivas teóricas do risco, dos níveis de prevenção de doença, da vulnerabilidade e promoção de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa conduzida por meio de análise de conteúdo. Um percurso histórico-teórico, analisando notícias de jornais e estudos científicos, foi realizado a partir das categorias analíticas previamente definidas: estresse e risco em saúde; estresse e prevenção de doenças; estresse e vulnerabilidade; estresse e promoção de saúde. Constatou-se que a prevenção de doença ligada ao risco tem maior visibilidade na mídia impressa que a promoção de saúde relacionada à vulnerabilidade. Propõem-se ações que impulsionem as políticas públicas e mudanças estruturais para garantir direitos à saúde e combate ao estresse, fomentadas por meio da divulgação midiática com perspectiva crítica relativa ao entendimento das vulnerabilidades sociais e das potencialidades da promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.