Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no 'verão do Zika'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1802

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Comunicação persuasiva, Mídias sociais, Políticas públicas, Aedes.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as campanhas de comunicação promovidas, no Facebook, pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti. A intenção é identificar quais conteúdos são promovidos pelo Ministério tendo em vista, por um lado, a comunicação de interesse público (associada a políticas de saúde e a valores democráticos, como transparência e participação) e, por outro, as políticas de imagem de instituições e indivíduos, voltadas para auferir vantagens político-eleitorais. O corpus compreende as publicações veiculadas no período que ficou conhecido como o verão do Zika – mais exatamente, entre janeiro e abril de 2016. Por meio de investigação quantitativa e qualitativa, verificou-se que há ênfase na abordagem informacionista (nomeadamente, materiais sobre prevenção) e na difusão de serviços. Constatou-se, ademais, que, recorrentemente, publicações de interesse público trazem elementos de políticas de imagem, o que indica a instrumentalização política da comunicação de Estado na área de saúde.

Biografia do Autor

Edna Miola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

31-03-2020

Como Citar

Miola, E., & Marques, F. P. J. (2020). Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no ’verão do Zika’. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1802

Edição

Seção

Dossiê Fake news e saúde