Ecos do mundo dos artistas: memória e articulações comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.2002Palavras-chave:
Comunicação, Doença de Alzheimer, Barreiras de linguagem, Comportamento social, Processos mentais.Resumo
O trabalho apresenta as reflexões iniciais do projeto de pós-doutorado desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa PNPD-Capes, que pretende ouvir velhos artistas, em dois momentos distintos: a) sujeitos acometidos por patologias que afetam a memória, entre elas o Alzheimer, em suas fases iniciais; b) sujeitos que se constroem e são construídos identitariamente como velhos, a partir do seu lugar etário. Através do uso de entrevistas, usando os fundamentos da clínica psicológica, realizaremos encontros com artistas (músicos, atores, artistas plásticos, etc.) procurando perceber as vozes desses indivíduos como sujeitos de uma comunicação afetados pelo tempo (e pela doença).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.