Uma coletânea para alargar o olhar sobre a 'nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade'
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.2005Palavras-chave:
Fake news, Desinformação, Desordem informacional, Pós-verdade, Comunicação.Resumo
Esta resenha apresenta as ideias centrais da coletânea As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade, de João Figueira e Silvio Santos, publicada em 2019, que reúne 12 artigos sobre o fenômeno da desordem informacional e seus impactos na comunicação, na democracia e na prática do jornalismo. Partindo de diferentes perspectivas teóricas, os artigos traçam um panorama histórico da desinformação, buscando dimensionar o papel da tecnologia nesse processo. A análise da obra divide os textos em três eixos temáticos: a notícia e suas falsifiações; o impacto das falsifiações nos estados democráticos; e o discurso noticioso na desordem informacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.