Meio ambiente e Comunicação: um olhar sobre a produção científica na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2052Palavras-chave:
Comunicação ambiental, Divulgação científica, Educação ambiental, Sustentabilidade, Biodiversidade.Resumo
Este artigo faz parte de um estudo mais amplo que visou mapear a produção acadêmica no campo da divulgação científia na América Latina, em particular artigos publicados em periódicos científios revisado por pares. A coleta do material foi realizada em um período de seis meses, entre março e setembro de 2016, mas se referiu a todos os artigos identifiados, portanto, desde a década de 1980. A busca foi realizada em revistas acadêmicas da América Latina e de outras regiões do mundo que publicam artigos na área. Neste trabalho, analisamos especifiamente os artigos relacionados à divulgação científia e meio ambiente. Os resultados mostram que a produção acadêmica na região tem pouco mais de 20 anos. A maioria dos artigos foi publicada em revistas brasileiras (62%). Grande parte (92%) da contribuição para pesquisa e conhecimento nesse campo vem do Brasil e México. Cerca de um terço dos artigos publicados referemse a museus e centros de ciências, destacando o papel educacional que esses espaços têm para questões ambientais. É discutida a importância de promover maior pesquisa colaborativa e que envolvam outras disciplinas sobre questões ambientais na região.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.