Cuidados paliativos nas mídias sociais: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.2056Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Mídias sociais, Internet, Assistência à saúde, Enfermagem.Resumo
Este artigo traz o estudo realizado com o objetivo de identifiar as publicações sobre como os cuidados paliativos são abordados nas mídias sociais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com pesquisa de artigos nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientifi Eletronic Library Online (SciELO), em português, inglês e espanhol. Foram selecionados quinze artigos que atendiam aos critérios de seleção propostos, e são aqui apresentados por meio da construção de um quadro sinóptico, contendo título do estudo, periódico, ano de publicação e abordagem dos cuidados paliativos nas mídias sociais. Os resultados dos estudos demonstram que os cuidados paliativos necessitam ser melhor difundidos nas mídias sociais. Entretanto, tal evolução deve ocorrer com cautela, de modo a evitar riscos de comprometer a qualidade das informações e a respeitar questões éticas que envolvem pacientes e profisionais de saúde. Cabe destacar o papel do enfermeiro em ações de educação em saúde relacionadas com cuidados paliativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.