Preservação sistêmica para repositórios arquivísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2089

Palavras-chave:

Preservação digital, Documentos digitais, Repositórios digitais, Cadeia de custódia, Documento arquivístico, Arquivologia, Gestão de documentos.

Resumo

Este estudo realiza uma reflxão sobre a preservação de documentos arquivísticos digitais em uma perspectiva sistêmica, pautada em padrões reconhecidos pela literatura científia. De tal forma, utilizase da visão holística para ressaltar a pertinência da preservação ser pensada em todo o ciclo de vida dos documentos. A metodologia parte do levantamento bibliográfio composto por artigos, livros e publicações técnicas, para assim, obter uma revisão narrativa. Ressalta-se que a preservação digital tem evoluído para novos patamares e requer o uso de padrões para implementar sistemas informatizados confiveis. Com isso, pode-se envolver todo o ciclo vital em uma cadeia de custódia ininterrupta capaz de assegurar a autenticidade dos documentos digitais. Por fi, defende-se uma abordagem sistêmico-holística, em que os documentos são planejados e produzidos tendo em vista a preservação e o acesso em longo prazo.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Arquivo Geral. Rio Grande, RS

Mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação. Niterói, RJ

Doutorado em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Santos, H. M. dos, & Flores, D. (2020). Preservação sistêmica para repositórios arquivísticos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2089

Edição

Seção

Artigos de revisão