Proposição para a incorporação da preservação digital nas políticas públicas de informação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2098Palavras-chave:
Preservação digital, Gestão de documentos, Arquivologia, Sistema Único de Saúde, Políticas de informação, Políticas de arquivo, Informação em saúde.Resumo
Este artigo possui como objetivo identifiar ações governamentais no âmbito dos sistemas e serviços de saúde que visam a adoção de políticas públicas relacionadas à preservação digital em saúde. As políticas públicas de informação e de arquivos são transversais às políticas públicas de saúde e contribuem diretamente para a garantia dos direitos dos cidadãos preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, as políticas de preservação digital são essenciais para garantir o acesso às informações a gerações futuras. A pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória. Utiliza como amostra os textos completos da Consolidação das Normas Infralegais do SUS. Os resultados apontam para a necessidade de ações voltadas para a preservação digital em saúde por meio da adoção de políticas públicas. Por fi, destaca-se que a participação popular no desenvolvimento destas políticas públicas de informação em saúde é essencial para a transparência das ações governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.