Plano de Preservação Digital da VideoSaúde: estratégias para a gestão de documentos audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2100Palavras-chave:
Preservação digital, Plano de preservação digital, Documentos audiovisuais, Repositórios digitais, Modelo OAIS.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever, por meio de um relato de experiência, o processo de elaboração do Plano de Preservação Digital da VideoSaúde – Distribuidora (VSD), um serviço vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científia e Tecnológica em Saúde (Icict), unidade técnico-científia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Resultado de um conjunto de ações de preservação da Fiocruz, o Plano de Preservação Digital visa contemplar os documentos audiovisuais digitais da VSD, traçando uma estratégia de gestão e preservação a ser executada em curto prazo. A estratégia escolhida procurou se pautar por diretrizes sólidas de preservação digital, em especial a norma OAIS, por meio da adoção do Archivematica, repositório digital de código aberto. A estrutura desenvolvida para o plano se baseou em modelos de referência e procurou dar conta das principais necessidades da VSD, a fim de que seu acervo audiovisual possa estar devidamente preservado e acessível para as futuras gerações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.