Preservação digital: estudo exploratório sobre a literatura científica e as redes sociais colaborativas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2108Palavras-chave:
Preservação digital, Comunicação científica, Redes sociais, Colaboração científica, Ciência da Informação.Resumo
Apresenta um mapeamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação sobre preservação digital, objetivando identifiar autores, instituições e periódicos científicos que disseminaram essa temática no Brasil entre 2000 e 2019. Toma como base um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa dos dados analisados. Utiliza a metodologia de Análise de Redes Sociais para caracterizar as relações das redes de coautorias que se estabelecem via produção científica sobre o tema em questão. O corpus fial foi constituído por 61 artigos que apontam para um crescente interesse nas publicações sobre o tema na Ciência da Informação, ainda destaca 24 periódicos científicos que divulgaram essas pesquisas e 25 instituições onde se concentram os pesquisadores da área. Na análise de redes, destaca a colaboração científica como prática na produção do conhecimento divulgado, muito embora essa rede seja formada por sub-redes – o que a caracteriza como fragmentada e de baixa densidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.