Mapeando a área de pensamento social no Brasil: uma análise preliminar de sua produção em artigos
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2121Palavras-chave:
Pensamento social no Brasil, Preservação digital, Cientometria, Big data, Teoria das citações.Resumo
Este artigo busca responder a alguns dos desafis de sistematização, indexação e divulgação de variados documentos acadêmicos da área de pensamento social no Brasil pela Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS). Argumentamos que a importância da discussão sobre preservação digital para a BVPS cumpre dois objetivos: o de disponibilizar documentos digitalizados a um público mais amplo e o de mapear a produção contemporânea da área, com intuito de criar uma memória intelectual. Neste artigo, nos deteremos sobretudo no segundo objetivo, tendo em vista defiir bem como disponibilizar ao público da biblioteca os critérios de seleção e organização do acervo. Dentro dos limites do recorte proposto, por meio de redes de acoplamento bibliográfio, cocitação e mapas semânticos, apresentaremos aqui uma análise preliminar da produção de artigos na área de pensamento social no Brasil. A atual pesquisa é fundamental para a defiição das próximas etapas de ampliação do conteúdo da biblioteca, notadamente a defiição de novos seletores de busca, a integração de novos autores e autoras à seção Intérpretes e a indexação de trabalhos com temáticas e abordagens caras à área de pensamento social no Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.