A AIDS personificada no jornal Correio de Notícias (PR), 1987 a 1992
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2185Palavras-chave:
HIV, AIDS, Representações Sociais, Imprensa periódica, Estigma.Resumo
O artigo analisa as representações sociais sobre sujeitos identificados com sorologia positiva para HIV e/ou adoecidos pela aids veiculadas pelo periódico Correio de Notícias entre os anos de 1987 e 1992. Buscou-se perceber como um veículo de comunicação com circulação expressiva no estado do Paraná construiu uma determinada imagem encarnada do soropositivo para o HIV, em um período em que a AIDS era comumente considerada um vaticínio de morte e no qual a imprensa correntemente utilizava-se do termo ‘aidético’. A partir dos dados obtidos, fez-se análise de conteúdo das matérias jornalísticas, com suporte na teoria das Representações Sociais. Identificou-se uma pluralidade de categorias temáticas, sobressaindo-se um conjunto de representações cujo significado mais imediato reforçou a estigmatização da pessoa com HIV e/ou adoecida pela AIDS a partir de sua associação com crime, delito e contravenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.