A construção intencional da ignorância na contemporaneidade e o trabalho em rede para combater a desinformação
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2293Palavras-chave:
Desinformação, Regimes de verdade, Comunicação, Ciência, Redes sociais,Resumo
Em entrevista à Reciis, Ana Regina Rêgo aborda a problemática da desinformação na contemporaneidade, as mudanças nos regimes de verdade, o papel desempenhado pelas plataformas de redes sociais e a importância do diálogo e do trabalho em rede para combater as informações falsas. Com base nos estudos de José Correia Leite, Robert Proctor e Londa Schiebinger, a entrevistada discute a ideia da construção intencional da ignorância e o mercado das informações falsas, teses que foram trabalhadas por ela durante seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ana Regina Rêgo é professora associada do Programa de PósGraduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), idealizadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCd) e ex-presidenta da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.