Diálogos em isolamento: observação das experiências de mulheres com deficiência no Instagram durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2338Palavras-chave:
comunicação, direitos humanos, pessoas com deficiência, mobilidade, saúdeResumo
Em 2020, o mundo teve como principal desafio adaptar-se diante de uma mudança estrutural nas relações cotidianas, incluindo novos hábitos com o uso de máscaras, protocolos de segurança sanitária e o isolamento social como medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Partindo do entendimento de que situações de crise, em escala global, podem influir no agravamento de desigualdades sociais, políticas e econômicas dos sujeitos, vemos que, no Brasil, a falta de informações confiáveis sobre o coronavírus e a ausência de políticas públicas que visem garantir o acesso da população à saúde contribuem fortemente para aumentar o risco de contaminação e, consequentemente, o número de mortes pela Covid-19. Diante desse contexto, nós nos propusemos a acompanhar a participação do Coletivo Feminista Helen Keller na campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde realizada no Instagram pela ONG Artigo 19, no intuito observar suas redes de apoio e diálogos realizados em encontros virtuais por meio de lives, webinários com temas relacionados a saúde, autocuidado e violência contra as mulheres com deficiência. Nesse exercício, foi possível perceber como as dinâmicas de mobilidade e imobilidade, que se alternam em ambientes reais e digitais, conformaram-se para criar novos espaços de diálogos e interações nesses contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.