Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre doença de Chagas
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2340Palavras-chave:
Doença de Chagas, Bibliometria, Produção científica, Brasil, Doenças negligenciadas.Resumo
O presente estudo objetivou analisar a produção científica brasileira sobre a doença de Chagas a partir de publicações indexadas na base de dados Web of Science. Foram coletados e analisados os dados de 1.008 publicações no período entre 2006 e 2020. A interpretação dos dados permitiu identificar um expressivo crescimento da produção científica brasileira sobre a doença de Chagas e a abrangência da temática em periódicos internacionais. Contudo, há um enfoque nas áreas biomédicas do conhecimento com destaque para a Parasitologia e um diminuto número de investigações direcionadas às áreas da Saúde Pública, Ciências Sociais e Farmacêuticas. A bibliometria desvelou as lacunas ainda existentes na produção nacional e a necessidade de fortalecimento de políticas direcionadas a editais de pesquisa no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.