Aproximações da produção científica em ciências da saúde na ciência da informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2382Palavras-chave:
Ciência da informação, Ciências da saúde, Produção científica, Colaboração científica, Estudos métricos da informação.Resumo
O presente trabalho analisou as aproximações da produção científica em Ciências da Saúde na área de Ciência da Informação no Brasil com base nos artigos indexados na BRAPCI no período de 1972 a 2020. A partir da coleta pelo termo “Saúde”, os dados foram organizados a fim de identificar os autores mais produtivos, descrever as formas de coautoria, investigar as características das revistas utilizadas para publicação; analisar as temáticas identificadas a partir das palavras-chaves. Foram coletados 1.293 documentos e após limpeza o total foi de 1.140 registros que foram administrados no software VOSviewer. Obteve-se que 3.3% dos documentos em Ciência da Informação indexados na base abordam alguma questão da área de saúde. A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde apresentou 43,2% de todos os trabalhos recuperados e uma prevalência por autoria múltipla.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.