Introduzindo o campo da literacia em saúde: conceito, usos e reflexões para a saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2445Palavras-chave:
Letramento em saúde, Informação de saúde ao consumidor, Tomada de decisões, Serviços de saúde, Política de saúde.Resumo
Como indivíduos buscam, avaliam, compreendem e utilizam informação sobre saúde? O livro Literacia em saúde oferece possíveis respostas e outras reflexões sobre essa questão. Literacia em saúde pode ser entendida como o conjunto de habilidades e competências acionado por indivíduos e coletividades para buscar, selecionar e dar significado às informações sobre saúde. Nessa perspectiva, o livro em questão discute as relações que se configuram entre a literacia em saúde e as possibilidades de uso das informações em saúde no cuidado próprio e do outro, além de apontar possíveis aplicações na estruturação de políticas públicas e no cotidiano do sistema de saúde e estabelecer um diálogo com a pandemia de Covid-19 em curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.