Desviando da norma: experiências de bioidentidades e normatização em uma comunidade virtual sobre dislexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v16i2.2469

Palavras-chave:

Medicalização, Dislexia, Redes sociais on-line, Acesso à informação on-line, Mídias sociais.

Resumo

A biomedicina tem se ocupado cada vez mais de questões da vida humana que não eram vistas como problema de saúde. Nesse processo, dificuldades relacionadas à aprendizagem e ao domínio das normas da linguagem passaram a ser classificadas como ‘dislexia’ por esse campo. Atualmente as pessoas têm buscado espaços on-line para procurar informações e se conectar com outros indivíduos que compartilham a mesma condição de saúde ou doença. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que visou analisar a experiência de sujeitos denominados como disléxicos ou próximos a esse diagnóstico que integram a comunidade virtual amigosedislexia.com, organizada no Facebook. Metodologicamente, este trabalho baseou-se na abordagem qualitativa com caráter exploratório, realizando uma análise de conteúdo temática. Foram classificadas e analisadas as postagens dos ‘influenciadores digitais’ da comunidade. Esta pesquisa permitiu identificar quatro perfis de comunicação presentes no ambiente analisado, a saber: “acolhedor”, “poster cidadão”, “clínico/especialista” e “alteridade”.

Biografia do Autor

Gisela Alves Paulo Faria, Prefeitura de Vassouras, Secretaria de Assistência Social de Vassouras. Vassouras, RJ

Mestrado em Informação e Comunicação pela Fundação Oswaldo Cruz. 

André de Faria Pereira Neto, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leticia Barbosa, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde pela  Fundação Oswaldo Cruz. 

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Faria, G. A. P., Pereira Neto, A. de F., & Barbosa, L. (2022). Desviando da norma: experiências de bioidentidades e normatização em uma comunidade virtual sobre dislexia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 16(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v16i2.2469