Guerras de trincheira e guerras permanentes na resposta à aids
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3593Palavras-chave:
Educação em saúde, Aids, Comunicação em saúde, Filmes cinematográficos, BrasilResumo
A resenha analisa o filme Os primeiros soldados, de Rodrigo de Oliveira (Brasil, 2021). A película apresenta a vida de três personagens, ao longo do ano de 1983, no Brasil, às voltas com a descoberta da aids em suas vidas. Mostram-se suas redes de relações, seus planos, e particularmente as estratégias de compreensão e enfrentamento da doença. Na tradição de produções cinematográficas que enfocam os modos pelos quais a população LGBTQIAP+ enfrentou a aids, o filme recorta três pessoas comuns, que não lideram movimentos sociais, mas fazem esforços para compreender o que é a doença e como podem com ela aprender. Ao narrar esse enfrentamento, o filme valoriza os afetos construídos, as estratégias de cuidado, as tentativas de obter conhecimento pela observação da trajetória da doença, e as novas percepções que os personagens têm em torno da precariedade da vida e de sua vulnerabilidade na sociedade.
Referências
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
DANIEL, Herbert. Vida antes da morte: life before death. Rio de Janeiro: ABIA, 1994.
FALLADA, Hans. Cada um morre por si. São Paulo: Carambaia, 2019.
IZQUIERDO, Iván. Estudos de neurociência superaram a psicanálise, diz pesquisador brasileiro. Entrevista concedida a Juliana Cunha. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 jun. 2016. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/06/1783036-estudos-de-neurociencia-superaram-a-psicanalise-diz-pesquisador-brasileiro.shtml. Acesso em: 14 fev. 2023.
SONTAG, Susan. A doença como metáfora. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
SONTAG, Susan. Aids e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SOUZA, Herbert José de. A cura da aids. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
TREICHLER, Paula A. AIDS, homophobia and biomedical discourse: an epidemic of signification. In: FISKE, John. (org). Cultural studies. London: Routledge, 1987. v. 1, n. 3, p. 263-305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Seffner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.