Dinâmicas entre catolicismo e AIDS: processos de reprodução, transformação e (in)formação.
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.502Palavras-chave:
religião, saúde, AIDS, catolicismo, franciscanos,Resumo
Este artigo apresenta algumas interpretações sobre a epidemia de HIV/AIDS enquanto uma dinâmica de significações no campo social. Parte da observação empírica do trabalho de assistência social a pessoas que vivem com HIV/AIDS desenvolvido na Casa Fonte Colombo pelos frades franciscanos capuchinhos e voluntários. A partir do cotidiano da Casa Fonte Colombo, procura compreender como esta prática pastoral e assistencial afeta as concepções tradicionais da ortodoxia católica sobre sexualidade e reprodução humana. A reflexão que fazemos aponta para um processo local que tende a redefinir a posição doutrinária da Igreja católica quanto à normatização do ato sexual enquanto fundamentalmente um ato de reprodução humana. O método etnográfico adotado na pesquisa ressalta a especificidade de um estilo católico e franciscano nos rituais de acolhida, nas experiências e informações que são socializadas e as formas de enfrentamento que são usadas em relação ao problema comum dos usuários da Casa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.