O estudo dos arquivos nas interfaces entre comunicação, história e saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v17i2.3854Palavras-chave:
Arquivo, Memória, Saúde, Comunicação, HistóriaResumo
--
Referências
CHABIN, Marie-Anne. Archiver et après? Paris: Djakarta Editions, 2007.
DELANDA, Manuel. The Archive Before and After Foucault. In: BROUWER, Joke; MULDER, Arjen (org.). Information is Alive. Rotterdam: V2, 2003.
FANON, Franz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2022.
FEATHERSTONE, Mike. Archive. Theory, Culture & Society, London, v. 23, n. 2-3, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276406023002106. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0263276406023002106. Acesso em: 26 jun. 2023.
FOUCAULT, Michel. Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão: um caso de parricídio do século XIX apresentado por Michel Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978- 1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
HARTMAN, Saidiya. Lose Your Mother: A Journey Along the Atlantic Slave Trade Route Terror. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2007.
HARTMAN, Saidiya. Scenes of Subjection: Terror, Slavery and Self-Making in Nineteenth-Century America. Oxford: Oxford University Press, 1997.
HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 2-33, 2020. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27640. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27640. Acesso em: 26 jun. 2023.
HEVIA, James. The Archive State and the Fear of Pollution: From the Opium Wars to Fu-Manchu. Cultural Studies, v. 12, n. 2, p. 234-264, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/095023898335555. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/095023898335555. Acesso em: 26 jun. 2023.
HOOG, Emmanuel. Mémoire Année Zéro. Paris: Seuil, 2009.
MAYER-SCHONBERGER, Viktor. Delete: The Virtue of Forgetting in the Digital Age. Princeton: Princeton University Press, 2009.
MERZEAU, Louise. Du signe à la trace. L’information sur mesure. Hermès, n. 53, p. 21-29, 2009. DOI: https://doi.org/10.4267/2042/31471. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-hermes-la-revue-2009-1-page-21.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.
TRELEANI, Matteo. Qu’est-ce que le patrimoine numérique? Une sémiologie de la circulation des archives. Lormont: Le bord de l’eau, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Igor Sacramento, Luciana Heymann, Ana Paula Goulart Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.