Pela democracia e saúde: uma trajetória de múltiplas vozes e da ecologia de saberes
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3984Palavras-chave:
Conferências de saúde, Participação social, Direito à saúde, Democracia, Comunicação e informaçãoResumo
Em entrevista à Reciis, a médica sanitarista Lucia Souto conta como seu trabalho em medicina comunitária a motivou à pesquisa científica, a fim de compreender as desigualdades que persistem no Brasil. Atuante em diversos movimentos populares e conferências nacionais voltadas à área da saúde, a pesquisadora faz um panorama sobre a trajetória das conferências nacionais de saúde, particularmente da 8ª à 17ª, realizada neste ano de 2023. Considera que houve um aumento da participação popular na garantia do direito à saúde. A sanitarista afirma que uma sociedade democrática não pode existir sem uma popularização radical dos meios de comunicação e informação, nos quais se manifeste uma pluralidade de vozes e uma ecologia dos saberes. Lucia Souto é chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Forense Universitária, 2005.
CHOMSKY, Noam. América Latina está deixando de ser o quintal dos Estados Unidos. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 1 dez. 2008. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2008/12/01/entrevista-noam-chomsky-america-latina-esta-deixando-de-ser-o-quintal-dos-estados-unidos/. Acesso em: 20 set. 2023.
O ESPÍRITO de 45. Direção: Ken Loach. Roteiro: Ken Loach. Reino Unido: Fly Film Company, 2013. 1 vídeo (93 min).
FAORO, Raimundo. Donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2013.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo do desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUTO, Lucia Regina Florentino. A tensão capitalismo e democracia: o desafio à construção radicalmente democrática de políticas distributivas de cidadania. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
SOUTO, Lucia Regina Florentino. O direito à saúde e a reforma democrática do estado brasileiro: uma construção social republicana. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2015.
STREECK, Wolfgang. Como vai acabar o capitalismo? O epílogo de um sistema em desmantelo crônico. Piauí, São Paulo, n. 97, out. 2014. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/como-vai-acabar-o-capitalismo/. Acesso em: 20 set. 2023.
STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Coimbra: Conjuntura Actual, 2013a.
STREECK, Wolfgang. The politics of public debt. German Economic Review, Berlim, v. 15, n. 1, p. 143-165, 2013b. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/766d/e1c824c716c68d8b018767153b81d48c5b2a.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucia Regina Florentino Souto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.