Avaliação da usabilidade em repositórios institucionais: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.439Palavras-chave:
Gestão da informação, Autoarquivamento, Repositório institucional, Usabilidade, Avaliação cooperativaResumo
Este artigo integra pesquisa que objetivou levantar experiências sobre a usabilidade em repositórios institucionais. Foram realizadas buscas bibliográficas em bases de dados científicas internacionais e recuperadas 195 referências nas duas etapas do levantamento. Na primeira etapa, das 100 referências recuperadas, retiraram-se as que não abordavam experiência com customização, testes de usabilidade ou que não descreviam a criação de repositórios focada no usuário. Na segunda, das 95 referências, retiraram-se as que não tratavam da plataforma DSpace, editoriais e artigos não focados em avaliação cooperativa. Retiradas as duplicatas e aplicados os critérios de seleção, selecionaram-se 46 artigos para leitura. Os resultados indicam serem raros os artigos sobre testes de usabilidade em repositórios institucionais nas bases consultadas. Estudos em sistemas similares apontam a importância de customização para suprir necessidades de grupos específicos de usuários, gerando melhor aplicabilidade de ferramentas, desenvolvimento de interfaces e aprimoramento de caminhos metodológicos para repositórios institucionais.
INFORMAÇÕES DO ARTIGO
Submetido: 10.abr.2014 Aceito: 10.out.2014 Publicado: 19.dez.2014
Conflito de interesses: Não há.
Fontes de financiamento: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
Contribuição autoral: As autoras participaram integralmente de todas as etapas da elaboração do artigo, desde a delimitação do tema, definição da metodologia, descrição e análise dos resultados e redação do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.