Participação social do idoso: estudo bibliométrico da produção científica recente (2010-2013)
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.444Palavras-chave:
Participação social, Idoso, Envelhecimento, Bibliometria, Produção científicaResumo
A literatura científica mundial, em consonância com as políticas públicas específicas para a população idosa, enfatiza que a participação social é um dos pilares para o envelhecimento ativo. Neste artigo, a produção científica sobre a participação social do idoso é investigada por meio de estudo bibliométrico que analisou 44 artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme). Os resultados revelaram que esses estudos são recentes e que a maioria deles foi desenvolvida e publicada em países europeus e norte-americanos. Predominaram estudos transversais, com abordagem quantitativa dos dados. Os idosos não institucionalizados foram o principal público-alvo das pesquisas, que utilizaram, sobretudo, instrumentos não padronizados para investigar a participação social. Os autores enfocaram diferentes domínios e níveis de envolvimento social e reconheceram a participação social como um indicador de envelhecimento ativo e saudável. Foi possível verificar a influência de determinantes contextuais na participação social de idosos, reforçando a sua complexidade e multidimensionalidade.
Informações do artigo
Submetido: 16/jul/2014 Aceito: 4/ago/2014
Conflito de interesses: Não há.
Fontes de financiamento: Nenhuma.
Contribuição autoral: As autoras participaram integralmente de todas as etapas da elaboração do artigo, desde a delimitação do tema, definição da metodologia, descrição e análise dos resultados e redação do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.