As novas configurações do Acesso Aberto: desafios e propostas

Autores

  • Simone da Rocha Weitzel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Rio de Janeiro,RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.447

Palavras-chave:

Acesso aberto, Relatório Finch, Políticas mandatórias

Resumo

Ao completar dez anos de existência, o Movimento Acesso Aberto sofre um dos seus maiores reveses com a adoção das recomendações, feitas pelo governo britânico, do chamado Relatório Finch como modelo ideal para o acesso aberto. Esse modelo prioriza o acesso aberto dourado híbrido como a melhor estratégia para o acesso imediato à produção científica garantido pelos autores ou instituições por meio de pagamento de taxas de processamento dos artigos aos editores comerciais que publicam os periódicos certificados. De acordo com Harnad1 , as recomendações do Relatório Finch afetam o acesso aberto verde de uma forma perversa, uma vez que a principal estratégia do acesso aberto estaria restrita a longos períodos de embargo, afetando o acesso ime ­ diato à produção depositada em repositórios. Para compreender o alcance e as implicações desse novo contexto, o presente artigo tem por objetivo apresentar as novas configurações do acesso aberto a partir dos principais elementos do Relatório Finch que afetam diretamente o acesso aberto, identificando os seus principais desafios. O estudo foi elaborado com base na pesquisa documental envolvendo os textos originais do Relatório Finch, entrevistas com Steven Harnad e textos de sua autoria.

 

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

Weitzel, S. da R. (2014). As novas configurações do Acesso Aberto: desafios e propostas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.447