A pesquisa brasileira dedicada à nanotecnologia e riscos à saúde e ao meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.448Palavras-chave:
Bibliometria, Nanotecnologia, Riscos ambientais, Saúde, ToxicologiaResumo
A nanotecnologia tem grande potencial para transformar a ciência e a indústria nas mais diversas áreas. A despeito do interesse em pesquisas nessa área, a segurança e o impacto da nanotecnologia para a saúde ainda são pouco explorados. Este estudo visa identificar a pesquisa realizada no Brasil concernente aos riscos que envolve o uso da nanotecnologia. Para tanto, baseou-se no Diretório de Grupos de Pesquisa e no Currículo Lattes. Foram recuperados 798 artigos sobre nanotecnologia e saúde. Destes, somente 41 referem-se a temas relacionados a questões do meio ambiente, de saúde e segurança, mostrando o baixo volume de pesquisas nessa área no país. Foram utilizadas técnicas bibliométricas, com software de mineração de dados para a filtragem e análise dos resultados. A produção científica nacional sobre o assunto mostrou-se pulverizada em diversos periódicos. O surgimento de novas temáticas, nos últimos anos, pode representar um desejável indicador de crescente interesse por questões regulatórias e sociais no país.
Informações do artigo
Submetido: 1/abr/2014 Aceito: 24/jul/2014
Conflitos de interesse: Não há conflitos de interesse a declarar
Fontes de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de bolsas de pesquisa.
Contribuição autoral
Concepção, planejamento do trabalho, desenho do estudo, análise e interpretação de resultados, redação, revisão das versões preliminares e definitiva; aprovação da versão: Maria Simone de Menezes Alencar
Concepção, análise e interpretação de resultados, redação, revisão das versões preliminares e definitiva; aprovação da versão: Rosany Bochner
Planejamento do trabalho, levantamento de dados: Miriam Ferreira Freire Dias
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.