Avaliação de sites de saúde em questão: a Aids nos sites brasileiros de Organizações Não Governamentais (ONG) de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)

Autores

  • André de Faria Pereira Neto Fundação Oswaldo Cruz. Professor e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
  • Elizabeth Moreira dos Santos Fundação Oswaldo Cruz. Professora e Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
  • Marly Marques da Cruz Professora e Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
  • Raquel Maria Cardoso Torres Mestranda de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.451

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Webcasts como Assunto, Informação de Saúde ao Consumidor, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA).

Resumo

Resumo

Objetivo. Apresentar uma proposta metodológica de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de saúde, com seus respectivos indicadores e pesos e aplicar esta ferramenta metodológica na avaliação das informações sobre a HIV/AIDS disponíveis em sites de Organizações Não Governamentais (ONG) que defendem os direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de oito estados do Brasil. METODOLOGIA. Combina três dimensões na avaliação das informações disponíveis em sites de saúde: o conteúdo, a usabilidade e a legibilidade. Cada uma destas dimensões é subdividida em indicadores que recebem pesos. Esta avaliação foi feita pelos autores em Novembro de 2010. Foram utilizados três critérios, a saber, de conteúdo, de usabilidade e de legibilidade. Cada um deles é composto por uma série de indicadores. A pontuação obtida por cada site em cada um dos indicadores é apresentada de forma clara. Neste sentido este artigo apresenta uma contribuição para o tema. RESULTADOS. Nenhum dos sites de Organizações Não Governamentais de LGBT analisados neste artigo apresenta informações sobre HIV/AIDS que atendam minimamente aos critérios, indicadores e pesos apresentados na metodologia deste trabalho. Este estudo demonstra que a avaliação da qualidade da informação na Internet é imprescindível.

Recebido: 14.05.2012

Aceito: 25.03.2013

 

Downloads

Como Citar

Neto, A. de F. P., Santos, E. M. dos, Cruz, M. M. da, & Torres, R. M. C. (2013). Avaliação de sites de saúde em questão: a Aids nos sites brasileiros de Organizações Não Governamentais (ONG) de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.451

Edição

Seção

Artigos originais