Desafios da Saúde Global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde

Autores

  • Patrícia Moreira Ferreira Investigadora júnior e doutoranda do programa "Governação, Conhecimento e Inovação",ramo "Impactos sociais da ciência e da tecnologia" (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.466

Palavras-chave:

Saúde Global, Conhecimento e saúde, Educação na saúde, Profissionais de

Resumo

O artigo parte da discussão de uma das dimensões associadas à Saúde Global - o seu envolvimento nas dinâmicas de produção de conhecimento “globalizado” sobre saúde, na sua disseminação através de modelos de transferência de conhecimento e implementação em diversos locais ou lugares. Argumenta-se que os programas de educação de profissionais de saúde, inseridos em iniciativas de Saúde Global de combate às desigualdades de saúde, se sustenta em orientações definidas internacionalmente que promovem o conhecimento técnicocientífico como o único conhecimento válido sobre saúde. Propõe-se que a definição e orientação destes programas se deve sustentar em conhecimentos contextualizados e situados sobre saúde, assentes em coprodução de conhecimento, que poderão contribuir para educar e formar profissionais de saúde mais capazes de atuar em contextos locais marcados pela pobreza e exclusão social. Espera-se, assim, contribuir para o surgimento de novas perspetivas sobre rodução e onhecimentos e práticas no ensino das profissões da saúde.

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Como Citar

Ferreira, P. M. (2013). Desafios da Saúde Global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.466