Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva

Autores

  • Alcindo Antônio Ferla Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,PA, Brasil
  • Ricardo Burg Ceccim
  • Rafael Dall Alba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.477

Palavras-chave:

informação em saúde, gestão em saúde, ensino em saúde, educação permanente em saúde, saúde coletiva.

Resumo

A informação tem sido considerada insumo fundamental para a gestão e para o ensino e para a coordenação das práticas assistenciais e em saúde coletiva. Normalmente, a expectativa é de que funcione como verdadeira ferramenta para orientar a tomada de decisões e a produção de conhecimentos válidos. Nesse ensaio, está-se propondo problematizar o lugar da informação na gestão e no ensino no contexto das concepções de gestão participativa e de processos crítico-participativos de ensino-aprendizagem. Tomando conceitos da área da saúde coletiva e da ciência da informação, assim como da política nacional da informação, analisa-se o desafio de uma cultura da avaliação para o fortalecimento da gestão, em particular no que se refere às capacidades profissionais a serem desenvolvidas nos trabalhadores da área. Sem desconsiderar o caráter técnico do tratamento da informação, propõe-se um deslocamento para o conceito de informação como dispositivo para a mobilização do desenvolvimento de capacidades institucionais locais. O conceito de ciclo dado/informação-inteligência coletiva, construído em produções anteriores, resgata a potência analítica das tecnologias leves e faz aproximações com a educação permanente, seguindo uma construção teórica proposta já na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. A construção conceitual destaca o desafio para a informação em saúde em tornar-se além de insumo aprendizagem no cotidiano da gestão, da atenção e da formação.

Palavras-chave: informação em saúde, gestão em saúde, ensino em saúde, educação permanente em saúde, saúde coletiva.

Biografia do Autor

Alcindo Antônio Ferla, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,PA, Brasil

Médico, doutor em educação, professor adjunto da UFRGS, atuando no Bacharelado e no Mestrado em Saúde Coletiva (UFRGS). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Coordenador geral dos projetos Rede Governo Colaborativo em Saúde e OTICS.

Ricardo Burg Ceccim

Doutor em Psicologia e Pós-Doutor em Antropologia Médica, Professor Associado da UFRGS, Vice-Coordenador do Bacharelado e Coordenador do Mestrado em Saúde Coletiva (UFRGS), Coordenador do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) da UFRGS.

Rafael Dall Alba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Biólogo e graduando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cardiologia & Ciências Cardiovasculares
UFRGS, pesquisador do projeto Rede Governo Colaborativo em Saúde (UFRGS).

Como Citar

Ferla, A. A., Ceccim, R. B., & Alba, R. D. (2012). Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.477

Edição

Seção

Artigos originais