Sistema governamental brasileiro de informações e segurança frente a atentados bioterroristas
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.479Palavras-chave:
Biossegurança, bioterrorismo, sistema de informação e segurança, ataque terroristaResumo
O terrorismo tem como objetivo produzir o maior número de mortos e promover instabilidades psíquicas, econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras são as estratégias de comunicação, como a internet, que podem ser utilizadas, principalmente para mobilizar a população diante de um ataque dessa natureza. O objetivo desse estudo foi averiguar se existe um sistema de informação e segurança, disponibilizado pelo governo brasileiro na internet, que o cidadão pudesse facilmente acessar e saber como proceder no caso de bioterrorismo e, em seguida compará-lo com o modelo de comunicação do Centers for Disease Control and Prevention/USA. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, em maio de 2011, utilizando os descritores bioterrorismo, terrorismo, ataque terrorista, guerra biológica, ação terrorista, arma biológica, risco, saúde pública e emergência, no site de busca Google. A pesquisa evidenciou que no Brasil, não existe um canal de comunicação formal, centralizado e atualizado, sobre bioterrorismo e que o cidadão brasileiro teria dificuldade para obter alguma informação oficial e sintetizada sobre ataques terroristas com agentes biológicos. Sugere-se aqui a ampliação do modelo de informação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, único dentre os sites consultados que ofereceu um canal de comunicação claro com a população. Este site também contém informações sobre agentes biológicos com os protocolos de cuidados frente a doenças decorrentes de bioterrorismo, além das informações mitigadoras diante de ataques com armas biológicas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.