Solução computacional para sistematizar indicadores de gestão na Atenção Básica.
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.483Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Informática em Saúde Pública, Avaliação da Atenção Primária à Saúde, Indicadores de saúde.Resumo
O propósito deste estudo é apresentar uma ferramenta computacional que sistematiza dados do sistema de informações de Atenção Básica (SIAB): SAG-NFS (Software de Apoio à Gestão de Núcleos de Saúde da Família) para fins de monitoramento e avaliação. Em outubro de 2011, Ribeirão Preto-SP aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) por meio de 19 (63,3%) Equipes de Saúde da Família (ESF). Este estudo foi realizado junto a quatro ESF vinculadas à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Criou-se uma ferramenta capaz de gerar indicadores e relatórios, de forma contínua e sistemática, para o – PMAQ-AB. A ferramenta possui filtros de desagregação de lapso temporal, que demonstram as tendências no cumprimento dos indicadores de saúde da população adscrita a uma ESF. Os relatórios gerados pela ferramenta embasaram as reuniões de discussão do PMAQ-AB com as ESF e coordenadores docentes. Essas discussões contribuíram para que as equipes entendessem o significado dos indicadores e das metas programadas pelo gestor municipal na avaliação da qualidade e do acesso na Atenção Básica. Conclusão. A ferramenta computacional pode constituir-se em um instrumento auxiliar para as ESF no processo de avaliação em saúde.
Informações do artigo
Recebido: 21.09.2012
Aceito: 11.06.2013
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.