O perfil de uso da Internet entre moradores de uma comunidade de baixa renda em um posto de saúde no Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.488Palavras-chave:
Internet relação médico-paciente, Atenção Primária à Saúde, Comportamento de Busca de Informação, Tecnologia da InformaçãoResumo
A Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e acessam informações. Esta tecnologia tem se tornado cada vez mais difundida e acessível em todo o mundo. Por esta razão é fundamental que se compreender como e por que as pessoas buscam informações on-line. É importante também compreender o papel que estas informações desempenham na vida diária do cidadão. As dificuldades financeiras e técnicas de acesso à Internet e os problemas alfabetização digital podem polarizar ainda mais os grupos socioeconômicos. Este estudo procurou construir um perfil de uma determinada comunidade sobre o uso da saúde na Internet analisando o comportamento de uma população de baixa renda. Os pesquisadores realizaram dois questionários orais (n = 102) e entrevistas qualitativas (n = 17) em uma clínica pública de atenção primária à saúde que atende a um complexo de favelas durante quatro semanas. Ao todo, 60,8% dos participantes já acessaram a Internet. O estudo constatou que o uso da Internet para a busca de informações relacionadas com a saúde está presente, mas não é prevalente entre os participantes. De acordo com este estudo, relação médico-paciente é permeada parcialmente pela esfera virtual. Os resultados obtidos neste estudo incentivam o uso dos recursos disponíveis na Internet nas intervenções que afetem a saúde da comunidade.
Informações do artigo
Recebido: 27.03.2013
Aceito: 21.06.2013
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.