O processo de ser doador de sangue: entendimento e a adesão dos acadêmicos do curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.491Palavras-chave:
Sangue, doação sanguínea, solidariedade, enfermagem, adesãoResumo
Este estudo quantitativo, prospectivo, transversal e descritivo teve como objetivo identificar o entendimento e a adesão dos acadêmicos da primeira e oitava fases de um curso de graduação em Enfermagem sobre ser doador de sangue. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário com 29 questões que abordavam conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à doação sanguínea. Dos acadêmicos de enfermagem que participaram da pesquisa 18,1% (n= 15) afirmam “ser” doador de sangue, e 63,9%(n= 53) não doadores. Dos não doadores (n= 53), 81,13% (n= 43) doariam se fossem solicitados. Quando questionados sobre o que os levou a doar, 53,33% (n= 8) responderam doar por vontade própria e 26,66% (n= 4) por um familiar/ amigo ou conhecido estar precisando. Os fatores que permitem a doação demonstram a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto e sobre a implantação de campanhas e incentivos à prática da doação.Downloads
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