Prontuário eletrônico - uma estratégia de coordenação entre a atenção primária e secundária à saúde no município de Belo Horizonte

Autores

  • Maura Pereira Dias Graduação em Fisioterapia. Mestrado em Saúde Pública na subárea Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Possui experiência em planejamento e gestão de redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Ligia Giovanella Pesquisadora titular do NUPES/DAPS/ENSP/FIOCRUZ, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP, e consultora do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (ISAGS). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em políticas de saúde.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.518

Palavras-chave:

Prontuário eletrônico, Coordenação, Atenção primária, Informação em saúde

Resumo

Problemas vinculados à coordenação dos cuidados à saúde são apontados como um dos principais desafios à organização dos sistemas de saúde, face à fragmentação da rede assistencial e à insuficiente comunicação entre prestadores. Foi realizada pesquisa avaliativa em duas regionais de saúde de Belo Horizonte que objetivou examinar o uso do prontuário eletrônico e sua contribuição para continuidade e coordenação do cuidado entre atenção primária e especializada. As duas regionais apresentavam tempos distintos de implementação do prontuário eletrônico compartilhado entre profissionais da atenção primária e especialistas dos Centros de Especialidades Médicas (CEM). O acesso ao cardiologista foi escolhido como traçador. Foram realizados inquérito com o universo dos médicos da Saúde da Família (SF) das regionais (69) e entrevistas com cardiologistas dos CEMs (6). Os principais resultados revelaram: o prontuário eletrônico é utilizado por todos os médicos SF e pela maioria dos cardiologistas; dois terços dos médicos SF da regional com prontuário compartilhado há mais de um ano avaliaram que o uso compartilhado do prontuário eletrônico com os cardiologistas melhorou a coordenação do cuidado, melhorou o recebimento de informações dos atendimentos feitos pelos cardiologistas do CEM e reduziu a duplicação de exames de apoio diagnóstico. A pesquisa corrobora que o uso do prontuário eletrônico pode contribuir para a continuidade informacional e coordenação do cuidado.

 

Downloads

Como Citar

Dias, M. P., & Giovanella, L. (2013). Prontuário eletrônico - uma estratégia de coordenação entre a atenção primária e secundária à saúde no município de Belo Horizonte. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.518

Edição

Seção

Artigos originais