Uso de dispositivo móvel para comunicação alternativa de pacientes em cuidados intensivos

Autores

  • Graciela de Brum Palmeiras Graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo.
  • Luiz Antônio Bettinelli Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós - Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Adriano Pasqualotti Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Computação e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.534

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Comunicação alternativa, Centro de terapia intensiva, Assistência ao paciente, Informática em saúde

Resumo

Em determinadas situações a comunicação oral se encontra comprometida e os gestos podem não ser interpretados de forma clara, realidade vivenciada por pacientes impossibilitados de se comunicarem oralmente internados no centro de terapia intensiva. Estes pacientes muitas vezes têm meios limitados de comunicação, realizados por meio do piscar dos olhos, cartões ilustrativos, ou pela escrita. Avaliou-se o uso de dispositivo assistivo móvel como uma forma alternativa de comunicação entre o paciente em cuidados intensivos e o profissional de saúde. Participaram do estudo 32 pacientes impossibilitados de se comunicarem oralmente. Foram utilizados na análise estatística os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de 0,05. Houve diferença significativa apresentada na relação entre a condição de não comunicação oral do paciente e sexo (p < 0,001) e entre as telas iniciais de interação e sexo (p = 0,033). A comunicação proporcionada pelo dispositivo assistivo móvel pode beneficiar a construção tanto de mensagens básicas quanto de complexas entre paciente e profissional de saúde.

 

Downloads

Como Citar

Palmeiras, G. de B., Bettinelli, L. A., & Pasqualotti, A. (2013). Uso de dispositivo móvel para comunicação alternativa de pacientes em cuidados intensivos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.534

Edição

Seção

Artigos originais